Tuesday, December 06, 2005

O MUNDO DE QUE SOU CÚMPLICE

Vivemos num mundo matemático, frio e calculista.
Uma culpa conjunta do ser humano, da qual não sou excepção. Poluição intelectual ou meros devaneios da alma? Ambos! Ambos vítimas de um lixo de sociedade que é a nossa.

A realidade desconstrói-se em prol da hipocrisia. O cepticismo apoderou-se dos mais “crentes” (e não falo de religião porque não vou muito à bola com propagandas). A ruína, o caos político, económico e social falsificaram valores, transformaram o ser humano em algo vil, ruim, podre de orgulho e ambição pelo dinheiro rápido e fácil.

Transtorna-me continuar a ver morrer crianças, velhos, novos, homens e mulheres, por culpa da avareza humana, da guerra e da fome. Transtorna-me ter consciência desta realidade e continuar obcecada pelo consumismo espelhado nos milhares de centros comerciais. Choca-me a mim mesma continuar a gastar dinheiro, motivada pelas campanhas de marketing e publicidade, das quais estou plenamente consciente.

Que defendo eu afinal? Já não sei. O único senão coloca-se quando acordo e vejo que esta é a realidade em que vivo e da qual é difícil prescindir.

1 comment:

Olinda Gil said...

Ainda de bem que não percebo nada de matemática. Quanto à natureza do ser humano, sempre a achei baixa e vil. Na minha adolescência costumava comentar que éramos o vírus/parasita deste planeta. O meu professor de Filosofia chamava-me péssimista e ficava zangado comigo.