Tuesday, January 17, 2006

O Sol que mora ao Sul

O Sol que entardece ao Sul é quente e luminoso, incandescente como a luz de Outono. É doce, porque vê-lo significa ouvir o que balbucia o vento. Calmante, porque aquece o rosto gélido pela aragem de mais um fim de tarde. Poético, porque revela com minúcia a paisagem verdejante que as chuvas semearam.

Ao Sul, o Sol é pura alquimia e ao calcinar-nos a pele fragilizada pelo tempo, revela os caminhos que a nostalgia esboçou. E nas tardes quentes de Verão, sabe bem entrosarmo-nos no seco dos campos e inalar o cheiro forte que emana das estevas, do mato em seu redor…

Ao Sul, o Sol é dono de uma beleza que transcende qualquer cidade, aglomerados populacionais poluídos pelo trânsito nervoso que buzina em filas infindáveis. É paz incalculável que não existe em lugar algum.

Ao Sul, o Sol é calor insuportável. Suor que se liberta de forma incondicional. É imposição nervosa de água redentora.

O Sol que mora ao Sul é o que me corre nas veias, sem pudor ou mediocridade.

4 comments:

Olinda Gil said...

Tiras umas fotos muito lindas. E também escreves uns artigos interessantes. Este post está muito bonito: em tudo. GOSTEI :)

Anonymous said...

Às vezes é dificil captar um por do sol tão bonito, mas devo dizer que conseguiste, pois ao olhá-la consegue-se voar através do pensamento e imagianr as coisas belas que a vida tem e por vezes nós nos esquecemos.
Gostei do texto

cristina

Anonymous said...

Gosto do texto. Não me parece bem no entanto a imagem "luz incandescente de Outono." No Outono a luz não é incandescente, nem mesmo no Sol Sul. Mas o que mais gosto é da grandeza das coisas simples. Do sabor que as palavras têm.

"Não queiras saber
o que assobia o vento
que sol é esse que tempera as ondas de branco

Não queiras saber
quanto pesa um grão de areia
quanto tempo vive uma estrela

Não queiras saber
Não te atrevas a entender
Saboreia"

(C) António Pedro

Sandra Policarpo said...

Uma vez mais, o enigmático António Pedro...

Gosto das coisas que escreve!!! Mas será poeta, escritor anónimo ou simplesmente, um amigo...